segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Alerta para o inverno deste ano

Gilmar Bistrot alerta para possíveis enchentes no Vale do Açu
O serviço de meteorologia da Emparn alerta que, este ano, o inverno para a região do semiárido do Rio Grande do Norte será acima da média (700mm a 800mm por ano, na região do Vale do Assu, e 800mm a 900mm no Oeste). Há algumas semanas, a previsão era de um acumulado de chuvas de normal a acima da média. Para o meteorologista Gilmar Bristot, os dados disponíveis até agora indicam que há grandes possibilidades de enchentes e rápida “sangria” dos grandes reservatórios, a exemplo dos anos de 2008 e 2009.
Esta semana, dias 18 e 19, meteorologistas de várias regiões do Brasil e de outros países se reúnem em Fortaleza para analisar os dados disponíveis. Mas segundo Bristot, as informações indicam que as autoridades governamentais, população e produtores das regiões dos vales do Assu e Apodi devem iniciar o planejamento para evitar ou reduzir as consequências dos rigorosos invernos daqueles dois anos. Entre 15 de março a 15 de abril é quando ocorre o maior volume de chuvas para o semiárido do Rio Grande do Norte, segundo a Emparn.
A orientação aos agricultores é que mesmo diante desse prognóstico, é preciso esperar mais alguns dias até que as chuvas típicas dessa época se tornem mais frequentes. Ou seja, não plantar até meados de fevereiro. E quando iniciarem o plantio, evitar as vazantes e margens de rios, sob pena de perderem tudo em decorrência das cheias. Na entrevista que segue, Gilmar Bristot indica o cenário para a estação chuvosa e alerta sobre a necessidade de planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário