segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


FAB recebe dois novos aviões não tripulados para vigiar as fronteiras

Drones e sensores custaram R$ 48 milhões e são os primeiros comprados.
Dois aviões, cedidos por indústria israelense, eram testados desde 2010.

Tahiane Stochero Do G1, em São Paulo

vant fab (Foto: Agência Força Aérea)Aviões não tripulados, os primeiros comprados pela Aeronáutica brasileira, chegaram a quartel de Santa Maria e estão sendo montados (Foto: Agência Força Aérea)
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu dois novos aviões não tripulados, que ficaram conhecidos no mundo inteiro como "drones", que serão usados para monitorar as fronteiras e prevenir incidentes durante os grandes eventos que ocorrerão no país nos próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Os veículos aéreos não tripulados (chamados de vants no Brasil) são do modelo RQ-450 (Hermes 450) da empresa israelense Elbit e são os primeiros comprados pela Aeronáutica para o Brasil. As unidades chegaram ao Esquadrão Hórus, localizado em Santa Maria (RS) e responsável por operar as aeronaves, no início de fevereiro, e ainda estão nas caixas.

A previsão é de que a montagem ocorra nos próximos 15 dias e que os aviões entrem em operação no início de março.

vant fab (Foto: Agência Força Aérea)Vant israelense da Aeronáutica é usado para 
 
nitorar as
fronteiras e vigiar a Amazônia (Foto: Agência Força Aérea)
Desde 2010, a FAB já contava com duas unidades do Hermes 450 que foram cedidas em comodato pela indústria para testes.

As duas novas aeronaves que chegaram são as primeiras a serem compradas pelos militares que ficarão, até 2014, com as quatro unidades, segundo o coronel Donald Gramkow, comandante do Esquadrão Hórus.

O contrato de aquisição assinado pelo Brasil e a empresa Aeroeletrônica (AEL), subsidiária da israelense Elbit no Brasil, foi de R$ 48,174 milhões. O investimento incluiu os dois aviões, uma estação de solo, sensores e a logística para o translado e os testes iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário