domingo, 10 de fevereiro de 2013


FNF não vai alterar fórmula de disputa


O que parecia um sonho, a volta ao calendário oficial da CBF da Copa do Nordeste, acabou se transformando em um problema para duas grandes agremiações do futebol regional: América e Bahia. Eliminados ainda na primeira fase da competição, esses dois clubes terão um hiato de calendário que não estava nos planos de suas diretorias.  O América vai ficar 25 dias sem jogar, enquanto o Bahia só voltará a entrar num campo para atuar oficialmente daqui a 40 dias. Apesar de enxergar o problema que atingiu o filiado, o presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, não vê condições de mudar o destinos dos clubes que são desclassificados na primeira fase do torneio regional.

"Não como resolver essa questão de imediato. O calendário do futebol deve obedecer determinações do Estatuto do Torcedor, que impede as gestoras do futebol de alterarem o regulamento das disputas com menos de dois anos. Isso é um problema que terá de ser contornado pelos próprios dirigentes dos clubes. No caso hoje é o América, mas amanhã poderá ser qualquer uma das equipes que disputam os Estaduais, que passaram a ser qualificatórios para a Copa do Nordeste", explicou José Vanildo.

Tibúrcio Batista, um dos responsáveis pelo departamento técnico da FNF, ressaltou que o problema só não foi maior, porque o calendário do Campeonato Estadual foi muito bem planejado. "O América só vai passar 25 dias sem atuar, se não for levado em conta o intervalo do Carnaval, período que o futebol praticamente para. Se levarmos em consideração esse período, o América ficará apenas 14 dias sem atividade", informou Tibúrcio.

Além de não poder modificar a fórmula de disputa da competição local de uma temporada para outra, José Vanildo sabe que enfrentaria uma forte rejeição dos clubes que hoje participam do primeiro turno, em abrir espaços para ABC e América também entrarem na disputa.

Luiz Antônio "Tomba", presidente do Santa Cruz, sabe que é difícil para um clube de futebol ficar um período longo trabalhando e se mantendo sem fontes de arrecadação, mas destaca que o próprio Santa Cruz, quando voltou a se concentrar para iniciar a pré-temporada passou por problema idêntico.
Aldair DantasCaso chegue a fase semifinal da Copa do Nordeste, o ABC terá jogos adiados e passará a jogar apenas no meio de semana pelo EstadualCaso chegue a fase semifinal da Copa do Nordeste, o ABC terá jogos adiados e passará a jogar apenas no meio de semana pelo Estadual

"Não acho pertinente mudar a fórmula de disputa da competição apenas para privilegiar ABC ou América.  A competição disputada apenas com os clubes do interior e o Alecrim está muito bem disputada e traz mais justiça ao futebol do RN, uma vez que democratiza o acesso para disputa da Copa do Brasil", ressalta Tomba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário