segunda-feira, 18 de março de 2013


'Graças a Deus não tinha ninguém', diz dono de pousada em Petrópolis

Terreno dos fundos do estabelecimento desabou com as chuvas.
Estruturas da casa e da piscina não foram afetadas, segundo o proprietário.

Paulo Guilherme Do G1, em São Paulo

Deslizamento próximo ao Hotel Quitandinha em Petrópolis (Foto: Isabela Marinho/G1)Deslizamento atingiu o terreno dos fundos da pousada que fica próximo ao Hotel Quitandinha em Petrópolis (Foto: Isabela Marinho/G1)
A pousada que teve parte do terreno desmoronada, em Petrópolis, estava vazia na hora do acidente, segundo o proprietário do estabelecimento. Com o mau tempo previsto para o fim de semana, nenhum hóspede fez reserva e os funcionários foram dispensados. As chuvas provocaram ao menos dez mortes na Região Serrana do Rio de Janeiro.
“Graças a Deus não tinha ninguém”, disse Mario Martelo de Souza, que há quatro anos transformou a casa onde morava há mais de 30 anos em uma pousada. Segundo ele, o terreno que cedeu era um aterro protegido por um muro de contenção. “A estrutura da casa está intacta e a parte da piscina também não foi afetada.” A pousada tem uma vista privilegiada para o famoso Hotel Quitandinha, que fica muito próximo.
Foto do terreno original dos fundos da pousada (Foto: Reprodução/Google Earth)Imagem reproduzida do Google Earth mostra como
era a parte do terreno da pousada que desabou
(Foto: Reprodução/Google Earth)
O proprietário mora atualmente em Itaipava e dispensou os funcionários da pousada depois que nenhuma reserva foi confirmada para o fim de semana. “O tempo estava muito ruim, isto espantou os hóspedes”, afirma.
Ele foi informado por um vizinho no início da manhã desta segunda-feira (18) sobre o desabamento do terreno dos fundos da pousada. Segundo o vizinho, a terra cedeu por volta das 3h da madrugada, levando o muro de contenção construído há 25 anos.
Souza explica que já começou a providenciar uma nova contenção para que a terra não volte a ceder em caso de um novo temporal. Ele aguarda a visita da Defesa Civil para avaliar os danos no terreno, mas diz que a casa não teve nenhum problema. “A fundação é muito profunda.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário