segunda-feira, 11 de março de 2013

scolha de sucessor de Bento XVI dificilmente sairá amanhã, indica porta-voz

Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC
Vaticano –  O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, indicou hoje (11) que o sucessor do papa emérito Bento XVI não deverá ser escolhido amanhã (12), quando começa o conclave. Em tom bem-humorado, Lombardi indicou a tendência ao descrever como será emitida a fumaça, que  ocorre após cada votação. “Provavelmente, a fumaça escura deverá durar alguns minutos [amanhã]”, disse ele, ao fazer um balanço sobre a décima e última reunião que antecede o conclave, realizada hoje.
O porta-voz referiu-se à emissão da fumaça, na Capela Sistina, assim que é encerrada a votação no conclave. A fumaça na cor escura surge quando não há consenso. A fumaça branca é emitida quando é eleito o papa - aquele que obtém dois terços da maioria, no caso 77 votos favoráveis.
Lombardi disse que 152 cardeais estiveram presentes, dos quais 115 têm direito a voto no conclave. No total, 28 cardeais fizeram intervenções nessa última reunião. Mas, no total, durante as dez reuniões, 161 falaram ao longo dos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário