sábado, 27 de abril de 2013


Árison Rodrigo de Brito
Foto
Jovem participa de oficina audiovisual ministrada no Quilombo de Boa Vista dos Negros, em Parelhas
Por Juliana Holanda
Julia Cristina Dantas tem 17 anos. Aluna do primeiro período do curso de Administração no campus de Currais Novos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é a primeira pessoa da família a fazer um curso superior.

Natural do município de Parelhas, sertão potiguar, Julia viu sua vida mudar quando participou como voluntária do programa de extensão Tronco, Ramos e Raízes, da UFRN.

O contato com a comunidade universitária, o resgate da história de sua comunidade, a valorização de seus talentos e a participação em oficinas culturais despertaram em Julia o desejo de prestar vestibular. “Nunca havia pensado em fazer um curso superior antes de participar do projeto”, afirma a jovem.

O projeto, que transformou o destino de Julia, tem o objetivo de promover a igualdade racial, combater a discriminação, valorizar manifestações culturais e pesquisar a história das comunidades negras da região do Seridó, no sertão do Rio Grande do Norte.

“É um projeto pioneiro e também uma nova forma de fazer pesquisa, junto com os detentores da história, pois contamos com a participação dos jovens quilombolas e das pessoas mais experientes”, destaca a coordenadora do programa, a professora do Departamento de Antropologia da UFRN Julie Cavignac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário