domingo, 28 de abril de 2013

Com seca no Ceará, ruínas de cidade submersa reaparecem

Jaguaribara foi inundada há 11 anos para dar lugar a reservatório.
Antigos postes, um monumento histórico e caixas d'água reapareceram.

Gabriela Alves Do G1 CE
Postes de energia elétrica não foram retirados antes da inundação da cidade e ressurgiram (Foto: Gabriela Alves/G1)Postes de energia elétrica não foram retirados antes da inundação e ressurgiram (Foto: Gabriela Alves/G1)
Depois de 11 anos submersas, as memórias de moradores de Jaguaribara, a 254 quilômetros de Fortaleza, voltaram à tona. O nível do açude Castanhão baixou e, pela primeira vez, ruínas da antiga Jaguaribara, demolida e inundada para dar lugar a um dos maiores reservatórios da região, reapareceram com a pior seca dos últimos 50 anos no Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Concluído em 2003, Açude Castanhão é o maior açude público para múltiplos usos do Brasil e tem um volume total de 6,7 bilhões métricos cúbicos, mas atulmente está com 51% da capacidade, de acordo com Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do estado (Cogerh). Nos últimos anos, o nível baixou 10 metros abaixo da cota máxima e, nas paredes da barragem, é possível ver as marcas disso.
Para conhecer ou reconhecer a antiga Jaguaribara, é preciso navegar 30 minutos pelo Castanhão. Os primeiros sinais da cidade são as fileiras de postes reveladas no meio das águas. Mesmo sem nunca ter andado pela velha Jaguaribara, o guia de pesca Gil Magalhães, 28 anos, conta que os postes de alta tensão um ao lado do outro estão onde era uma das principais avenidas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário