domingo, 28 de abril de 2013

Comedores de carne

Isaac Ribeiro - Repórter

A carne sempre exerceu papel fundamental na história e no desenvolvimento da humanidade. Desde os nossos ancestrais das cavernas que ela está entre os alimentos preferidos do homem — nem mesmo o advento da agricultura conseguiu mudar esse comportamento; seja pela sobrevivência ou pelo sabor. Somos comedores de carne! Mas apesar de ser fonte indispensável de proteína para o nosso organismo e de possuir vitaminas não encontradas em nenhum outro alimento, seu consumo em excesso pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.
Adriano AbreuSe consumida em excesso, carne vermelha pode aumentar o risco de doenças cardiovascularesSe consumida em excesso, carne vermelha pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares
Já não bastasse os males causados pelo colesterol e pela gordura, cientistas descobriram mais um ponto negativo para quem come bastante carne vermelha. Quando o nutriente L-carnitina — usado inclusive em suplementos alimentares e em dietas para emagrecer — é metabolizado por bactérias no interior do intestino, é produzida uma substância que gera acúmulo de gordura nas paredes das artérias, o que pode resultar num processo de aterosclerose. A notícia foi publicada na revista Nature Medicine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário