quarta-feira, 17 de abril de 2013


Foto: Arquivo Projeto Ayram
Foto
Projeto Ayram (sol em Tupi-Guarani) auxilia agricultores familiares do Rio Grande do Norte, através da implementação de processos tecnológicos alternativos em relação à seca, tirando proveito ambiental e econômico
Por João Paulo de Lima

Buscando apoiar agricultores familiares do Rio Grande do Norte, através da implementação de processos tecnológicos alternativos em relação à seca, tirando proveito ambiental e econômico, o professor Deusimar Freire Brasil, do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vem desenvolvendo e coordenando o projeto denominado “Ayram -- ação interinstitucional potiguar de apoio aos agricultores familiares do RN a partir de uma relação alternativa com a seca”.

“Queremos que o agricultor estabeleça uma reação produtiva com a seca, revelando que esta não é apenas aquela situação mostrada na TV, do solo rachado, de animais mortos e pessoas chorando com fome. A gente quer que seja possível mostrar uma situação melhor no Nordeste, assim funciona o Ayram”, diz Deusimar Brasil, coordenador do projeto.
O projeto, de uma forma direta, vem sendo uma alternativa à situação de seca que atualmente acomete o Nordeste do Brasil, onde se tem uma situação de pouca água, sendo que essa é barrenta e salgada, barragens e açudes quase ou completamente secos, como a barragem de Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado do Rio Grande do Norte, que chegou a ficar com 49,16% da sua capacidade total. O reservatório de Cruzeta, também do RN, ficou em estado ainda mais crítico, com 16% da capacidade.

Diante da situação, a subsistência de agricultores e moradores ficou afetada. A falta de água e capim para o gado forçou os pecuaristas a soltar seus animais para que procurassem sozinhos esses recursos. A situação de seca fez subir o preço dos alimentos no Nordeste e no Brasil, como no estado da Bahia, onde o preço do feijão aumentou cinco vezes na cidade de Conquista. Em Crato, no Ceará, a saca do milho chegou a subir de R$ 18 para R$ 50.

O projeto Ayram (sol em Tupi-Guarani) se apresenta como uma ação interinstitucional que tem o objetivo de apoiar os agricultores familiares do Rio Grande do Norte afetados neste ano de 2013 por um longo período de seca.

A proposta do projeto de extensão é apoiar os agricultores familiares através da implantação de processos produtivos mesmo em condições de seca. Para tanto, é preciso mudar o paradigma da produção rural, o que significa cultivar plantas e criar animais que sejam resistentes ou tolerantes a essa condição climática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário