segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prefeitura Municipal Jardim do Seridó inicia campanha de vacinação contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril, oferecerá imunização gratuita em 65 mil postos de saúde de todo o país, segundo o Ministério da Saúde. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.

Em sua 15ª edição, a campanha tem como público-alvo: gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a dois anos. Doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto também devem receber a vacina.

Neste ano, vão ser distribuídas 43 milhões de doses da vacina, que protegem contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o ministério.

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria de Saúde iniciou a vacinação nesta segunda-feira pelo ESF da Zona Rural, localizado no Povoado Currais Novos, com a agente de saúde, Cristina. Ao longo da semana os profissionais de saúde estarão atendo o público alvo no Centro de Saúde Maurino Silva e ESF I (Bairro Comissão) e nas seguintes comunidades rurais:

16/04 – Quipauá/Brabo (Valdenir)
18/04 – Bananeiro (Joana)
19/04 – Retiro/Angicos (Maria da Mata)
23/04 – Zangarelhas – (Roseania)
24/04 – Malhad’Areia/Cabaceira (Vitória Nascimento e Elisandro)

No próximo sábado, dia 20 de abril, Dia D da Campanha, a Secretaria Municipal de Saúde já preparou todo um cronograma. Estarão funcionando das 8 horas da manhã até às 16h30, todos os ESF’s da Zona Urbana, Centro de Saúde e a Escola Zélia Costa da Cunha no Bairro Bela Vista.

“O nosso objetivo é cumprir a meta do Ministério da Saúde e vacinar 80% do público alvo. Por isso, mobilizamos todos os profissionais de saúde, porém é preciso que as pessoas não deixem para última hora e procure desde já os locais de vacinação levando consigo o cartão de vacinação”, disse a secretaria de Saúde, Drª Talita Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário