terça-feira, 23 de abril de 2013


RN terá chance de ampliar produção em terra e no mar

O Rio Grande do Norte tem no leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP), agendado para 14 e 15 de maio, a chance de elevar sua produção de petróleo e gás. Com reservas provadas de 294 milhões de barris de petróleo e de 2,62 bilhões de metros cúbicos de gás só em terra, a Bacia Potiguar - que abrange os campos do RN e do Ceará - terá um total de 30 blocos ofertados, sendo 20 em terra e 10 em águas profundas. O total da bacia fica atrás apenas da Bacia do Amazonas e da de Tucano, em termos de oferta de blocos.
Júnior SantosO RN terá 10 blocos em águas profundas no leilão: Exploração no mar gera boas perspectivasO RN terá 10 blocos em águas profundas no leilão: Exploração no mar gera boas perspectivas

O período de exploração  na Bacia Potiguar varia de cinco a sete anos, e a fase de produção tem duração prevista de 27 anos. Esses prazos podem ser reduzidos ou ampliados em alguns casos previstos no contrato, segundo a ANP. Vinte dos 30 blocos são considerados ‘maduros’, ou seja, já são conhecidos.

A ‘maturidade’ da Bacia Potiguar pode, no entanto, afastar investidores mais ‘agressivos’ da disputa por blocos exploratórios nos dois estados. A análise é do diretor geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) e ex-secretário de Energia do RN, Jean Paul Prates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário