domingo, 28 de abril de 2013

Terapia contra esclerose renova esperanças médicas

Heloisa Aruth Sturm - Agência Estado

Rio (AE) - As conquistas do agrônomo Henrique Dias, de 68 anos, podem servir de esperança para portadores da esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença neurodegenerativa que atinge um em cada cem mil habitantes. Dias é o primeiro brasileiro a passar por um bem-sucedido tratamento que regrediu a enfermidade, usando células-tronco. A boa notícia, no entanto, deve ser vista com cautela, advertem os especialistas, uma vez que o procedimento ainda é experimental e demanda mais um ou dois anos de pesquisas antes que se comprove a eficácia e sejam cumpridos todos os requisitos para que o método seja autorizado.
DivulgaçãoInfusão das células no paciente foi feita por via raquimedular e não através de injeção na veiaInfusão das células no paciente foi feita por via raquimedular e não através de injeção na veia

“A melhora é lenta, mas o tratamento deu certo. É um negócio muito novo, mas para mim foi ótimo”, afirma Dias, que em 2006 foi diagnosticado com a síndrome e antes do procedimento não conseguia falar nem se locomover. Os resultados do estudo inédito conduzido pelos hematologistas Adelson Alves e Elíseo Joji Sekiya foram apresentados nesta semana durante o Congresso Internacional de Terapia Celular, realizado na Nova Zelândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário