terça-feira, 9 de julho de 2013

Graduação de Medicina vai durar oito anos a partir de 2015

O tempo dos cursos da graduação em Medicina será ampliado de seis para oito anos a partir de 2015. A mudança foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff durante lançamento do programa Mais Médicos, ontem  segunda-feira (8).

Os dois anos a mais na graduação servirão para o segundo ciclo do curso, onde os estudantes deverão atuar no serviço de atenção básica e no atendimento de urgência e emergência da rede pública. Além do aumento do tempo de curso, também foi anunciado a criação de mais 11.447 novas vagas de graduação em Medicina até 2017.

Durante o segundo ciclo, os estudantes permanecerão vinculados às instituições de ensino e vão receber uma licença provisória e uma bolsa custeada pelo Governo Federal. As instituições de ensino terão de oferecer acompanhamento e supervisão na atuação do aluno. Só após a aprovação nesta fase, a autorização será convertida em inscrição plena no Conselho Regional de Medicina.

Estes dois últimos anos do curso poderão ser aproveitados como uma das etapas da residência ou pós-graduação caso o profissional opte por uma opção de especialização do ramo da atenção básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário