domingo, 4 de agosto de 2013

Maria de Lourdes, a "Menina da Cruz" completaria 67 anos se estivesse viva

Maria de Lourdes, a "Menina da Cruz"
Pouco se sabe de Maria de Lourdes, a "Menina da Cruz" localizada em frente ao Mangueiral em Jardim do Seridó, e que ao longo dos anos tornou-se local de peregrinação. Se estivesse viva, Maria de Lourdes completaria na próxima quarta-feira (07), seus 67 anos de idade.
Na tese de doutorado de Ciências Sociais da UFRN, feita por Irene de Araújo Van Den Berg Silva, com o título: “Práticas, conflitos e mudanças em um santuário popular”, ela chega a relatar algo sobre Lourdes, que nasceu em 07 de agosto de 1946 e morreu 01 de abril de 1954.
“Ao dirigir-se à casa de uma pessoa da comunidade para buscar o leite, Maria de Lourdes, ainda uma menina de 8 anos, teve seu trajeto interrompido quando foi atropelada por um caminhão que transportava algodão para uma empresa de beneficiamento da cidade.
A forma trágica como o acidente se deu, esfacelando a cabeça da criança, chocou a população e entre discursos que iam desde a simples especulação até o relato de sonhos e presságios, emergiu a imagem da criança enquanto santa. Não demorou, o local de sua morte é reconhecido lugar sagrado, enquanto a criança assume poderes milagrosos, demonstrados com o acendimento de velas e a deposição de ex-votos”.
Por Marcos Dantas – Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário