quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ministério da Cultura anuncia pacote de atrações para a Copa 2014

por Jotabê Medeiros, da Agência Estado

Hoje pela manhã em São Paulo, no estádio Itaquerão, a ministra da Cultura Marta Suplicy anunciou o formato da presença cultural na Copa do Mundo 2014. O pacote de atrações vai reunir, entre os dias 10 de junho e 15 de julho do ano que vem, cerca de 1.200 apresentações por todo o país selecionados a partir de edital público, a um custo de R$ 18,8 milhões (o maior valor já disponibilizado pelo MinC).

José Cruz/ ABrMarta Suplicy anunciou megaedital para a programação cultural da Copa 2014Marta Suplicy anunciou megaedital para a programação cultural da Copa 2014
A programação, que será distribuída pelas 12 cidades-sede da Copa, começa a ser definida por comissões de notáveis, compostas por 40 pessoas, e as inscrições abrem nesta sexta-feira (9). Todos os recursos vêm do Fundo Nacional de Cultura, e sua destinação já tinha sido definida há um ano, segundo a ministra Marta Suplicy.

"Quando se fala de cultura, é algo sempre bem-recebido, as portas estão sempre abertas. Há uma fome de conhecimento, uma vontade de saber das coisas de boa qualidade. E isso vai ter muito", afirmou Marta antes do lançamento, dizendo que vê uma boa abertura para o tema, apesar dos protestos vistos nas portas dos estádios durante a Copa das Confederações. "As pessoas, os indivíduos, muitas vezes constroem cultura. Os países também. Basta você pensar em Hollywood para a imagem dos Estados Unidos, a gastronomia e os grandes escritores franceses, os monumentos na Itália", disse Marta. "Temos uma imagem forte, de alegria, mas é muito ligada ao carnaval. A Copa é um momento único para mostrar uma imagem cultural mais diversa do Brasil. Temos de preparar um acolhimento à altura de uma Copa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário