domingo, 25 de agosto de 2013

RN abastece 95% do mercado

O grande desafio dos produtores de sal do RN é atingir a capacidade de produção, que é de 5,5 milhões de toneladas. De acordo com o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Sal do Rio Grande do Norte (Siesal/RN), Airton Torres, a expectativa é que sejam produzidas 5 milhões de toneladas de cloreto de sódio em 2013 pelos municípios de Mossoró, Areia Branca, Macau e Galinhos. Deste total, menos de 10% será exportado.

A produção referenciada é dividida pelas 35 salinas que compõem o Sindicato. Atualmente, a maior produção é do Grupo Salinor, detentor de inúmeras salinas no Estado que juntas, produzem aproximadamente 2,3 milhões de toneladas do produto. Em segundo lugar, está a Salina Diamante Branco, que extrai entre 400 e 500 mil toneladas por ano.   São elas, nos dias de hoje, as salineiras que utilizam o Porto-Ilha de Areia Branca para escoar a produção.  “A expectativa é de que mais duas empresas do setor voltem a operar no terminal salineiro”, comenta Airton Torres. 
João Maria AlvesNo Porto-ilha de Areia Branca, que concluiu reforma de dois anos, agora é possível armazenar até 150 mil toneladas de sal
No Porto-ilha de Areia Branca, que concluiu 
reforma de dois anos, agora é possível armazenar até 150 mil toneladas de sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário