sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Com seca, índice de metais na água está mais elevado

O assessor técnico da Defesa Civil, Lavínio Flávio de Souza diz que a seca não atinge apenas as regiões onde a chuva não chegou. “Devemos analisar que a redução nos níveis de água em grande parte dos reservatórios, rios, entre outros, resulta na redução também de água potável. Com o nível de água muito baixo, a tendência é que a qualidade também caia, aumentando a presença de metais com o ferro, já que o alto teor de ferro é um dos principais redutores na qualidade da água potável.” Explica Lavínio de Souza.

Os estudos meteorológicos indicam que este evento adverso tem como característica básica a evolução gradual, a ocorrência sazonal e a recorrência cíclica. O prognóstico climático para a Região Nordeste, segundo o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Seção de Previsão de Tempo (Sepre) é de persistência das condições de estiagem para o ano de 2013. 

O estudo mostra ainda que para a maior parte da região Nordeste, no período chuvoso, foi esperado chuvas que não excederiam os 200mm, para setembro em vários estados do Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte. Os valores máximos ficariam entre 60 a 120 milímetros. Para os meses de  outubro e novembro de 2013 a previsão de ocorrência de chuvas é abaixo de 10 mm no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário