terça-feira, 29 de outubro de 2013


Pesquisadores conseguem rastrear o câncer de pulmão ainda na fase inicial

Tomografia de baixa dosagem está sendo testado em pacientes do SUS.
Detectar o câncer logo no inicio é o que vai determinar as chances de cura.

Patrícia Taufer São Paulo, SP

Pela primeira na América Latina, pesquisadores brasileiros conseguem rastrear o câncer de pulmão ainda na fase inicial. O exame é uma tomografia de baixa dosagem e está sendo testado em pacientes do Sistema Único de Saúde, em um hospital em São Paulo.
A descoberta veio depois de um exame rápido, indolor e que dispensa injeção. Foi esse o procedimento que salvou a vida do consultor de vendas Rubens Redondo.
O nódulo era pequeno, foi diagnosticado em setembro e retirado um mês depois. Ele lembra o que o médico disse antes do exame. “Ele falou para mim o seguinte: ‘o senhor entrou doente e vai sair curado’. Eu fiquei muito feliz com as palavras dele e fui confiante para a cirurgia. Hoje estou aqui muito feliz, esperando ajudar outras pessoas”.
Rubens é um dos 300 pacientes que participam de uma pesquisa inédita no Brasil. Os pacientes têm entre 55 e 74 anos, fumam ou fumaram pelo menos um maço por dia. Eles são considerados de alto risco.
Detectar o câncer logo no inicio é o que vai determinar a cura. Normalmente o câncer de pulmão só é descoberto quando o paciente já apresenta sintomas como tosse com sangue, dor, perda rápida de peso.
“A chance de cura na doença inicial é superior a 80%, 90%. Se o câncer é encontrado na fase avançada, tratamento, reduzida, menor que 30%, 20%. Câncer avançado com metástase e disseminado a chance progressivamente menor”, explica Ricardo Sales dos Santos, médico e coordenador da pesquis

Nenhum comentário:

Postar um comentário