domingo, 20 de outubro de 2013


Violência sem controle nos estádios

Carlos Arthur da Cruz
Repórter

São punições atrás de punições. Perdas de mandos de campo sucessivas, entretanto, nada muda com relação às brigas de torcidas.  Dos clubes que disputam a Série A, 17 das 20 torcidas estiveram envolvidas em episódios de violência este ano. Na Série B, por conta de uma confusão entre torcedores do Palmeiras e a Polícia ainda em 2012 o clube iniciou a competição perdendo quatro mandos de campo. Em julho, uma nova briga envolvendo duas organizadas culminou com a perda de mais dois mandos de jogo.

Em 2008, a CBF proibiu a venda e consumo de bebidas alcoólicas com o objetivo de coibir a violência entre torcidas. O problema é que as confusões continuam acontecendo. Além disso, os torcedores que ingeriam bebida durante o jogo, agora ficam do lado de fora até próximo do hoário de início da partida consumindo álcool do lado externo do estádio,com isso um número maior de pessoas adentra ao mesmo tempo, podendo causar aglomerações nos portões de entrada.

Durante a disputa do Brasileirão desse ano, por conta de briga entre torcedores, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou punições a Corinthians, Vasco e Palmeiras. São Paulo, Cruzeiro e Atlético podem ser os próximos integrantes dessa lista. O Tricolor Paulista pode perder de 1 a 10 mandos e pagar uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil, após a confusão da torcida organizada com a Polícia Militar, no último domingo (15). O Ministério Público de São Paulo informou que vai pedir a extinção das torcidas Gaviões da Fiel, do Corinthians, e Independente, do São Paulo. Em Belo Horizonte, torcedores do Cruzeiro brigaram entre si e atiraram bombas na torcida do Atlético-MG. Como o Galo era o mandante do jogo, também deve ser denunciado pelo procurador Paulo Schimitt.

Percebendo que a atuação do tribunal na punição aos clubes não vem resolvendo os problemas envolvendo brigas, o presidente do STJD declarou que o futebol brasileiro tem uma doença e fala na volta dos jogos com portões fechados. “Estamos convivendo com doentes de torcida organizada. Por mim, o STJD deveria adotar a punição de portões fechados. É a recomendação da Fifa. Queremos sim que a CBF adote isso no regulamento”, disse.
dida sampaioClubes brasileiros mantém ligações com torcidas violentas 
 
 Clubes brasileiros mantém ligações com
torcidas violentas

Nenhum comentário:

Postar um comentário