sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Número de doadoras de leite materno cai pela metade no RN

No período de agosto a outubro de 2013, o número de mães doadoras de leite humano no Rio Grande do Norte caiu em média 50%, enquanto o número de crianças que receberam leite humano aumentou mais de 25%. Os dados são da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano divulgados nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Em média, os bancos de leite materno alimentam por mês mais de 880 bebês. Atualmente, o Estado conta com 1.893 doadoras para um grande número de receptores - 6.087 bebês. Em 2012, o RN fechou o ano com 2.831 doadoras, ou seja, quase o dobro dos números de 2013. No ano passado, o número de crianças que precisavam receber o leite materno de outra mãe chegou a ser de 6.780.

A Sesap chama a atenção para a importância da doação de leite materno. “Estamos preocupados com o período de dezembro a fevereiro, quando ocorrem as férias escolares e veraneio, reduzindo ainda mais o número de doadoras. Por isso, solicitamos às mães que amamentam e possuem leite em excesso que procurem um banco de leite e ajudem uma criança, doando vida através do seu leite materno”, destacou a Coordenadora do Aleitamento Materno do Estado, Evanuzia Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário