domingo, 17 de novembro de 2013

Smartphones invadem salas de aula

Gabriela Freire - Repórter

Está cada vez mais difícil encontrar algum estudante que não tenha consigo um aparelho celular. Assim como a imensa maioria dos brasileiros (atualmente temos uma quantidade muito maior de celulares do que de pessoas no país - 198,7 milhões de brasileiros em 2012 para 267 milhões de números de celulares ativos em julho de 2013), quase todo aluno de ensino fundamental carrega no bolso, ou na bolsa, um desses dispositivos de comunicação. O grande desafio das escolas é manter a atenção desses jovens - que já nasceram conectados - no professor e no conteúdo apresentado dentro de sala de aula.

Eles são multifunção. Trocam mensagens de texto, fazem fotos e vídeos, criam galerias com esse conteúdo, gravam áudio, funcionam como agenda, caderno de notas, despertador, rádio, televisão, servem de dicionário, tradutor e guia com mapas. São localizadores via satélite, acessam internet e ainda fazem ligações. Como ganhar de um ‘concorrente’ com tantos atributos?
Adriano AbreuEscolas estabelecem regras para uso de celulares nas escolas 
 Escolas estabelecem regras para
 uso de celulares nas escolas

A coordenadora pedagógica Ana Flávia de Azevedo Oliveira, diz que até tentou proibir os alunos de levarem os aparelhos para a escola. Mas reconhece que a luta foi inglória. “Eles possuem autorização dos pais, que querem se comunicar com os filhos por uma razão ou outra, então é difícil  levar essa proibição adiante”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário