sábado, 26 de abril de 2014


“Vamos abrir duas novas lojas da Riachuelo no RN”

Entrevista - Flávio Rocha
Presidente das lojas Riachuelo e vice-presidente do grupo Guararapes

Nadjara Martins
Repórter

Quando o programa Pró-Sertão foi anunciado pelo Governo Estadual, em fevereiro 2013, a expectativa era criar 300 facções (pequenas confecções) têxteis no Seridó potiguar até 2017. As confecções tinham como objetivo fomentar a geração de empregos no interior e, de quebra, atender a demanda das principais gigantes do setor: Guararapes, Hering e RMNor Confecções (Grupo ZTEC). Passado um ano da criação do programa, 10% da meta foi atingida. A principal interessada no programa, a Guararapes, conseguiu contratar 30 facções. A empresa – que mantém a maior fábrica têxtil do Estado, hoje passando por encolhimento – ainda vê potencial no Pró-Sertão, mas chama a atenção para a necessidade de se vencer obstáculos frente a burocracia para a contratação das facções. Flávio Rocha, presidente das lojas Riachuelo e vice-presidente do grupo Guararapes, ressalta que o Pró-Sertão ajudaria a atender a demanda crescente do fast-fashion Riachuelo. A fábrica potiguar da Guararapes contribui com 20% da produção para a loja - chegou a participar com 90%, em conjunto com a de Fortaleza – e as facções são a saída para aumentar a produção. O sucesso do Pró-Sertão é imprescindível para o grupo manter as perspectivas de investimento no estado. “O que podíamos fazer era transformar essa inqüestionável vocação têxtil do RN, que tem condições de competir com a China. Até 2018, mais de 150 mil pessoas poderão estar trabalhando como fornecedoras do nosso grupo. Agora, se uma fatia significativa dessa oferta de empregos vai estar no RN, isso depende de vencermos os obstáculos atuais”, acrescenta Flávio Rocha.
Nesta entrevista à TRIBUNA DO NORTE, Flávio Rocha alerta para a perda de competitividade do Pró-Sertão, o quanto a produção está se deslocando para centros fora do Brasil e analisa as perspectivas para o setor têxtil em 2014. Rocha será o mediador do debate sobre perspectivas do varejo no seminário Motores do Desenvolvimento, que acontece na próxima segunda-feira (28), no hotel Sehrs, Via Costeira, a partir das 8h.
Adriano AbreuFlávio Rocha, presidente das lojas Riachuelo e vice-presidente do grupo Guararapes 
 Flávio Rocha, presidente das
lojas Riachuelo e vice-presidente do grupo Guararapes

Em 2012, o senhor afirmou publicamente que o RN era um ambiente hostil ao empresário. A chegada de novos programas, como o Pró-sertão, mudou a sua opinião ou ainda há um longo caminho a ser traçado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário