terça-feira, 27 de maio de 2014

Exame mede capacidade dos olhos de goleiros do Brasil de antecipar pênalti

Teste neurovisual foi aplicado pela primeira vez nos jogadores da Seleção.
Óculos monitora movimento dos olhos do goleiro para acompanhar a bola.

Paulo Guilherme Do G1, em São Paulo
O goleiro Victor realizou o teste nerovisual nesta segunda-feira (26) na Granja Comary (Foto: Rafael Ribeiro/Divulgação/CBF) 
 O goleiro Victor realizou o teste
neurovisual nesta segunda-feira (26) (Foto: Rafael Ribeiro/Divulgação/CBF)
A neurociência é uma das armas da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo. Goleiros e jogadores do Brasil passaram por dois exames novos de avaliação neurovisual. O primeiro teste mede a capacidade do jogador de perceber onde a bola vai chegar em um curto espaço de tempo. O segundo é específico para os goleiros: monitora o movimento dos olhos durante a cobrança de um pênalti, com o objetivo de aprimorar sua habilidade para defender. É a primeira vez que a Seleção Brasileira aplica esses testes nos jogadores.
Os exames foram desenvolvidos pelo professor Olival Cardoso do Lago, da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef) em sua tese de doutorado. Ele e sua equipe multidisciplinar foram convidados no início do ano pela Confederação Brasileira de Futebol para aplicar os testes nos jogadores da Seleção. Os exames foram aplicado nesta segunda-feira (26), na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário