segunda-feira, 19 de maio de 2014

Fifa identifica 450 casos de uso indevido de marcas na Copa

Lista de marcas exclusivas da federação vai de 'Brasil 2014' a 'Pagode'.
Entidade registrou no Inpi mais de 400 marcas para o Mundial de futebol.

Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo

Aparelhos tinham logomarca oficial do Mundial (Foto: Divulgação / Polícia Civil) 
 
 Produtos apreendidos no Recife com a logomarca
oficial da Copa (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A Fifa identificou 450 casos de pirataria e violações de direitos de uso de marcas exclusivas no Brasil desde 2010. "Houve casos em que a empresa infratora nos compensou, mas não estamos em posição de divulgar quaisquer detalhes sobre as empresas envolvidas ou a quantidade exata de qualquer indenização", disse a entidade.
A federação de futebol mantém um departamento só para cuidar da proteção de suas marcas, com advogados ao redor do mundo e escritórios especializados em propriedade intelectual. Além disso, tem representações em cada uma das 12 cidades-sede do Mundial, que terá sua abertura no dia 12 de junho, com partida entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Pelas regras definidas pela Lei Geral da Copa, os símbolos oficiais e os termos e marcas registrados pela Fifa não podem ser usados sem autorização expressa da entidade. A legislação prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano pelo uso indevido de direitos, por falsificação ou pelo chamado "marketing de emboscada", ou seja, a associação ou aparição não autorizada de uma marca em um evento, o que induz o consumidor a acreditar que o produto ou serviço é endossado pelos organizadores do Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário