quarta-feira, 23 de julho de 2014

Em dez anos, empresas fecharam 22 linhas intermunicipais no RN

Pedro Andrade
repórter

O sistema de transporte intermunicipal do Rio Grande do Norte perdeu 22 linhas de três empresas nos últimos dez anos, chegando atualmente ao total de 135 linhas para atender a demanda média de 4 milhões de passageiros, mensalmente, em todo o Estado. Os dados são do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem. Na maioria dos casos, as empresas alegaram inviabilidade econômica para manter os trajetos concorrendo com os transportes clandestinos, que muitas vezes cobram preços mais baixos ou oferecem serviço porta a porta.
Frankie MarconeMossoró, 2ª maior cidade do RN, tem duas linhas de ônibus para atender a demanda rodoviária 
 Mossoró, 2ª maior cidade do
 RN, tem duas linhas de ônibus para atender a demanda rodoviária

Levando em conta os últimos doze anos, o número de linhas extintas chega a 35, sendo 13 no período de 2002 a 2003; e 22 entre 2004 e 2014. Nesses doze anos, foram extintas oito linhas da empresa Riograndense, 14 linhas da Oceano e 13 da Oeste. Segundo dados do DER, a Riograndense – que já foi uma das maiores do RN e agora opera apenas uma linha  do serviço intermunicipal – teve duas linhas extintas por pendências relativas à documentação (termo de extinção), cinco por não prestar conta de suas atividades ao Departamento (termo de caducidade) e uma desistência por inviabilidade econômica. As oito extinções ocorreram fracionadamente ao longo da última década.
Das 14 linhas extintas da Oceano, 13 foram por desistência da empresa e uma por termo de extinção, todas em 2010. Já as outras 13 da falida Oeste, então principal atuante na região de Mossoró e do Alto Oeste, ocorreram entre os anos de 2002 e 2003, a maioria por dificuldade em relação à concorrência com clandestinos, mas sem maiores detalhes fornecidos pelo DER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário