quarta-feira, 29 de outubro de 2014


Escolas aplicam reajuste de 11 a 15%

Nadjara Martins
repórter

‘Pobre não pode mais ter filho, fica caro bancar educação, principalmente em escola particular que é tudo caro”, reclama a enfermeira Mércia Maria Bezerra de Oliveira Medeiros. Mãe de Daniel San, 13 anos, atleta e aluno do ensino fundamental de uma escola na zona sul de Natal, ela já banca uma mensalidade de R$ 300, mais R$ 1.200 em material escolar por ano. A enfermeira se diz preocupada com a chegada do período de reajustes nas mensalidades, que neste ano vai chegar ao dobro da inflação, segundo o Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Norte. O acordo entre as escolas é que o reajuste fique entre 11% e 15%. “Nenhuma escola avisa, a gente só sabe na hora da matrícula”, completa Mércia.
Joana LimaNovas instalações e modernizações nos espaços das escolas privadas contribuíram para tornar o índice de reajuste mais ‘salgado’ 
 Novas instalações e
modernizações nos espaços das escolas privadas contribuíram para tornar o índice de reajuste mais ‘salgado’

O reajuste das mensalidades se soma aos consecutivos aumentos em taxas previstos para o final do ano, como gasolina, energia elétrica e IPTU. Para 2014, o ajuste das escolas ficou entre 8% e 12%. A inflação – projetada em 6,37% pelo Banco Central na semana passada –, os investimentos em modernização e acessibilidade e a data base dos professores, em março, são as justificativas apresentadas pelo Sindicato das Escolas para justificar o aumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário