domingo, 14 de dezembro de 2014

Fragilidade exposta

Itamar Ciríaco
Editor de Esportes

“Em Natal, as bases institucionais para o esporte ainda são bastante frágeis”. Esta é uma das conclusões do primeiro relatório Cidades do Esporte, divulgado esta semana pela ONG Atletas do Brasil, criada em 2006, que reúne  atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades, com a missão de melhorar o esporte para melhorar o País. Nomes como Ana Moser (Presidente), Ida, Nelson Aerts (Neco), Patrícia Medrado, Raí, William Machado, Gustavo Borges, Magic Paula e o potiguar Clodoaldo Silva fazem parte da entidade.
Joana LimaA quadra de esportes do Conjunto Neopólis sofre com a falta de manutenção, mas ainda assim, continua sendo utilizada pelos moradores do bairro diariamente 
 A quadra de esportes do
Conjunto Neopólis sofre com a falta de manutenção, mas ainda assim, continua sendo utilizada pelos moradores do bairro diariamente

Em 2011, a ONG propôs ao País, como legado dos megaeventos esportivos (Copa e Olimpíadas) metas (ver quadro na página) para o desenvolvimento do esporte. No ano seguinte, os prefeitos eleitos assinaram um compromisso com esses objetivos. Natal está entre as cidades que subscreveram o documento.

De acordo com a ONG, o objetivo dessa primeira fase foi definir e iniciar um processo de monitoramento periódico de indicadores e políticas esportivas nas cidades que foram sede da Copa do Mundo de 2014. A finalidade seria apresentar um diagnóstico inicial do acesso ao esporte nas cidades participantes e  oferecer subsídios para o planejamento de ações voltadas  para a promoção da atividade física e esportiva nesses municípios.  Espera-se, assim, permitir um balanço do contexto  do esporte em cada cidade-sede e das ações que elas desenvolvem atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário