quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Agentes evitam fuga de 140 detentos em Mossoró

Os agentes penitenciários da Cadeia Pública de Mossoró impediram uma fuga em massa naquela unidade, na terça-feira (20). Os presos estavam cavando um túnel e, caso o buraco não tivesse sido descoberto, aproximadamente 140 detentos poderiam ter escapado da unidade.
DivulgaçãoTúnel estava sendo cavado no interior de uma das celas 
Túnel estava sendo cavado no interior de 
uma das celas

Segundo os agentes, houve a suspeita de que os detentos estivessem trabalhando no túnel já há alguns dias e, por isso, foi realizada mais uma verificação no interior das celas, quando foi descoberta a saída que os detentos estavam buscando viabilizar.

Com o trabalho realizado, a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do estado (Sindasp), Vilma Batista, criticou as condições disponíveis para que os agentes exerçam suas funções nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte.
DivulgaçãoAgentes penitenciários descobriram o túnel, que ainda não estava terminado, e isolaram os presos da ala 
 Agentes penitenciários descobriram o
túnel, que ainda não estava terminado, e isolaram os presos da ala

“Mesmo não tendo condições de trabalho e investimentos, os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte trabalham diariamente para manter a ordem nas unidades prisionais. Este ano começou e, mesmo diante de muitas expectativas de melhorias, ainda não foi acenado nada para o sistema penitenciário. Apesar disso, os agentes buscam a eficácia do seu trabalho, contendo motins, fugas e entrada ilícita de material não permito pela legislação”, criticou Vilma Batista.

De acordo com ela, os agentes esperam que o novo governo se sensibilize e destine recursos para o Sistema Penitenciário, bem como cumpra outros pontos, alguns mais urgentes, como pagamento das diárias operacionais que estão atrasadas há sete meses e ainda o envio da mensagem governamental do Plano de Cargo e Carreira dos agentes para a Assembleia Legislativa.
DivulgaçãoBuraco foi encontrado dentro de uma das celas 
 Buraco foi encontrado dentro de uma das
 celas

“Na última sexta-feira, tivemos uma reunião com o secretário de Justiça e repassamos a pauta de reivindicações acordada pelos agentes em assembleia da categoria. Agora, esperamos um posicionamento do governo do Estado até o próximo dia 28, quando haverá nova assembleia dos agentes, na qual poderá ser deliberado movimento paredista”, afirma Vilma Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário