sábado, 14 de fevereiro de 2015


Tatoo: risco incalculável à saúde

Brigitte Osterath
Deutsche Welle

Berlim - Quem gostaria de injetar alguns gramas de verniz de carro sob a pele? Ou um pouco de fuligem resultante da combustão de petróleo ou alcatrão? Provavelmente ninguém. Mas isso é o que recebem todos os que se deixam tatuar. “Os pigmentos para tatuagens contrastantes e de longa duração foram desenvolvidas para cartuchos de impressora e tintas de automóveis”, revela Wolfgang Bäumler, professor do Departamento de Dermatologia da Universidade de Regensburg, em entrevista à DW.
luciana brasilProdutos químicos da cor vermelha costumam provocar alergias, enquanto a tinta verde geralmente contém cobre e níquel 
 Produtos químicos da cor
vermelha costumam provocar alergias, enquanto a tinta verde geralmente contém cobre e níquel

Acima de tudo, as tintas de tatuagem não foram desenvolvidas para estar sob a pele. Grandes empresas químicas fabricam toneladas de pigmentos coloridos, principalmente para fins industriais; empresas pequenas os compram e transformam em produtos para tatuagem.

“As substâncias nunca foram testadas para aplicação subcutânea”, diz à DW Peter Laux, do Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (BfR) em Berlim. “A própria grande indústria diz que, na verdade, os pigmentos não são feitos para isso.”

Wolfgang Bäumler acrescenta que as tintas de tatuagem precisam ser “brutalmente insolúveis em água”. Isso já torna a prática perigosa, pois o corpo não tem como se livrar facilmente delas. De acordo com um recente estudo americano, apenas dois terços dos produtos utilizados nas tatuagens permanece sob a pele: o restante se espalha pelo corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário