domingo, 29 de março de 2015

Dom Francisco Lucena: “O recado é que a política atual não dá mais”


10246322_1439746089604335_2578527665195678517_nO Blog do Marcos Dantas destaca o mais recente artigo escrito pelo Bispo da Diocese de Guarabira (PB), seridoense Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, publicado no site Nordeste1.com:
O Brasil passa por um momento delicado. A insatisfação dos brasileiros é um pedido de explicação, de mudança de mentalidade e apresentação de medidas sérias pelos governos, pelas diversas instituições, sem esquecer as religiosas, as educativas e culturais, e por cada cristão em particular. É partir da crise para criar a consistência mais adequada e, assim, não correr o risco de perder o que se tem de bom. O recado é que a política atual não dá mais. As mentiras eleitorais, a corrupção, escândalos em voga, tratamentos midiáticos sem resultados satisfatórios, frustração pelas medidas econômicas, setores inconformados estão sendo o combustível para as cobranças populares desde 2013.
Fala-se em diálogo, e sabemos que o diálogo é o caminho determinante para superar uma crise, mas não é realizado. Falta disposição e credibilidade para o exercício do diálogo. O que não significa muita conversa, pois se conversa muito, diz-se sobre tudo, até mesmo daquilo que não é da própria conta. O diálogo verdadeiro não tem conchavo interesseiro nem disputa de poderes. Muitos brasileiros se sentem traídos por tantas promessas que já não confiam em retóricas esfarrapadas jogadas de uma hora para outra ou mesmo engavetadas e esquecidas propositadamente.
É esse diálogo que tem ocasionado tantos escândalos no passado e atualmente aumentado o Brasil. Diálogo falso. Não é possível acreditar nesse diálogo que gerou o escândalo da corrupção na Petrobras, as recentes medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Governo, a crise na relação entre os três Poderes da República e nas manifestações de insatisfação da população. Há no Brasil uma escassez de líderes, em todos os níveis, ocasionada pela falta de diálogo, da honestidade e do respeito a si mesmo e aos outros. Uma economia que não garante a solidariedade e a justiça. Ela produz privilégios e mantém a exclusão social. As instituições deixam e exercer suas finalidades próprias e montam um campo de guerra onde uns lutam contra os outros, focados simplesmente nos privilégios.
Os brasileiros não aceitarão medidas que venham atender simplesmente o mercado econômico e aos interesses políticos em detrimento das suas necessidades e desenvolvimento. Que todos os brasileiros não percam a esperança nem cruzem os braços. Lutemos pela Reforma Política Democrática. Consigamos um milhão e quinhentas mil assinaturas nestes dias para a proposição do Projeto de Lei de iniciativa popular pela Reforma Política e Eleições Limpas.
Uma Reforma Política Democrática que defenda o financiamento das campanhas dos candidatos, eleição em dois turnos: uma para se votar em um programa e outros, para se votar em um programa e outro, para se votar em uma pessoa; e regulamentação do Art. 14 da Constituição, com o objetivo de se melhorar a participação do povo brasileiro nas decisões mais importantes, por meio de Projetos de Lei de iniciativa popular, de plebiscitos e de referendos, mesclando a democracia representativa com a democracia participativa. Se tais pontos não resolvem todos os problemas que nos preocupam no momento atual, no entanto, para darmos um importante passo para um novo tempo. Sejam estas manifestações fortalecimento da participação popular nos destinos de nosso país e prenúncio de novos tempos para todos. Um Brasil sem corrupção é possível. Que Deus seja louvado!
Dom Lucena
Bispo de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário