domingo, 22 de março de 2015

Professor defende reuso da água e esgoto tratado

Assuntos como gestão e conservação dos recursos hídricos e reuso de águas e de esgoto tratado foram os principais temas apresentados na manhã de ontem (20), no auditório do Praia Mar Hotel, no seminário “Água e Desenvolvimento Sustentável”, antecipando a comemoração do Dia Mundial da Água, 22 de março. O diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varela, abordou a gestão dos recursos hídricos no Brasil, que é o país que tem a maior disponibilidade de água no mundo, embora somente 2,3% desse volume, de 91.071 metros cúbicos por segundo, seja captado e 1,61% consumido.
CedidaSeminário realizado ontem discutiu a disponibilidade da água 
 Seminário realizado ontem
discutiu a disponibilidade da água

Paulo Varela destacou que um dos principais desafios é o da qualidade da água e defendeu que todos os envolvidos com a questão hídrica trabalhem integrados. “Sem atuação integrada, nada dá resultado”, afirmou Varela.

O professor Cícero Onofre de Andrade Neto, da UFRN, lembrou que o reuso evita o custo alto do tratamento de esgoto, que é um dos fatores que justificam iniciativas desse tipo. Uma saída é o reuso de água e do esgoto tratado na irrigação, onde em alguns casos a água não precisa ser potável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário