domingo, 19 de abril de 2015

Secretaria de Saúde realiza mutirão para combater a dengue em Jardim do Seridó

 
A Secretária Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias e com o apoio de servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos realizou um trabalho de mutirão nesta quinta e sexta-feira (17) no Açude Zangarelhas em Jardim do Seridó, com a devida autorização da CAERN. O objetivo foi para combater e controlar a dengue em nosso município. “Trabalho semelhante será feito na semana que vem no Açude do Bela Vista e no Comissão”, adiantou a secretaria de Saúde em exercício, Juliana Sabino.
 
Após tomar conhecimento que no reservatório, praticamente seco – tem capacidade total para 7.916.000 m³, mas o volume atualmente é de apenas 37.294 m³, ou seja, 0,47% – existiam a presença de diversas larvas, pupas e mosquitos, o coordenador de Endemias, Francisco Nascimento convocou os profissionais para fazer uma limpeza no local. Na oportunidade, também foi feita nos arredores uma aplicação de inseticida e larvicida na água. Como também, foram colocadas carroças de areia nas poças d’águas mais rasas. 
 
Segundo informou o coordenador que esteve presente na ação, o problema foi causado pela falta de peixes no Açude Zangarelhas em razão dele ter secado e devido às últimas chuvas ter acumulado poças d’água. “Eliminamos 70% dos focos de muriçoca e do mosquito da dengue. Agora vamos providenciar peixes para ser colocado naquele reservatório”, disse Francisco Nascimento.
 
As amostras colhidas já foram encaminhadas para a IV Unidade Regional de Saúde Pública em Caicó. No entanto, os profissionais da saúde já adiantaram que entre elas, está confirmada a existência do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e da febre Chikungunya. Inclusive, os técnicos da IV USARP virão a Jardim do Seridó na próxima segunda-feira (20) para conferir in loco os trabalhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário