sábado, 13 de junho de 2015

Surto de tuberculose no Pereirão?

Equipe médica recolhe amostras de 36 internos da Penitenciária Estadual de Caicó

Do G1 – A Secretaria Saúde de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte, aguarda os resultados de 36 exames para saber se mais presos foram infectados por tuberculose na Penitenciária Estadual do Seridó Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão. Um detento do presídio morreu no último sábado (6) vítima da doença. A infecção foi confirmada pela equipe médica do Hospital Regional de Caicó, onde o preso Nariane dos Santos Silva, de 31 anos, estava internado desde o dia 30 de maio. A direção da penitenciária teme um surto.
As amostras da papiloscopia – exame do escarro – foram colhidas na última terça-feira (9) e estão sendo analisadas desde quinta-feira (11) no Laboratório de Saúde Pública do RN, em Natal. “O único caso suspeito até o momento é de um homem que se recusou a fazer inicialmente a papiloscopia mas realizou o exame de raio-x. O médico analisou e afirmou que seria necessário colher a amostra. Aguardamos o resultado desse exame e todos outros para a próxima semana“, afirma a coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose de Caicó,
O diretor do Pereirão, Alex Alexandre, informou que está tomando as medidas para detectar a gravidade do problema. “Enviei ofícios para as secretárias estaduais de Justiça e Cidadania (Sejuc) e Saúde Pública (Sesap), além da Secretaria Municipal de Saúde, tanto informando sobre o caso quanto pedindo orientações. Até agora recebi alguns medicamentos caso seja necessário algum tratamento para presos infectados“, explica Alexandre. Apesar da equipe médica ter colhido 36 amostras de presos, o diretor do Pereirão conta que os demais detentos se recusaram a fazer os exames. “Atualmente temos 60 presos no pavilhão onde estava o preso que morreu de tuberculose. Se houve recusa, não podemos forçá-los a fazer“, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário