terça-feira, 18 de agosto de 2015


ONS conta com ‘El Niño’ para encher reservatórios

Brasília (ABr) - Ao participar ontem do 5º Seminário sobre a Matriz e Segurança Energética Brasileira, promovido pela Fundação Getulio Vargas, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse que a perspectiva dos reservatórios para geração de energia no próximo ano é mais tranquila do que foi na virada do ano passado para 2015. "Não temos uma hidrologia espetacular, mas é muito melhor  que no ano passado", disse Chipp, que atribuiu ao fenômeno climático El Niño um "papel importante" na melhoria da situação.

"A expectativa dos meteorologistas é que a transição [de 2015 para 2016] seja favorável por causa do fenômeno El Niño, com muita chuva no Sul, chegando ali, no Centro-Sul do país, pegando São Paulo e incrementando Itaipu".
Arquivo/TNSobradinho tem apenas 14,7% do volume de 34 bilhões de metros cúbicos que pode acumular 
 Sobradinho tem apenas 14,7%
do volume de 34 bilhões de metros cúbicos que pode acumular

Chipp disse que é preciso esperar o mês de outubro, quando acaba o período seco, para que fique mais definida a possibilidade de desativar mais usinas térmicas. Neste mês, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico autorizou o desligamento de 2 mil megawatts (MW) em usinas térmicas com custo de operação superior a R$600/MWh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário