terça-feira, 29 de setembro de 2015

O segredo por trás das crateras que se abrem de repente na terra

Fenômeno geológico foi registrado no último sábado, quando um sumidouro de 150 metros de diâmetro engoliu, barracas, carros e uma van em praia da Austrália.

Da BBC
 Sumidouro matou três pessoas e engoliu diversas casas na Guatemala em 2007  (Foto: AP) 
  Sumidouro matou três pessoas e
 engoliu diversas casas na Guatemala em 2007 (Foto: AP)
Uma imensa cratera se formou na noite do último sábado (26) em uma área de camping em uma praia popular de Queensland, no nordeste da Austrália.
O poço, de 150 metros de diâmetro e 3 metros de profundidade, engoliu um carro, uma van e barracas, mas não deixou vítimas ou desaparecidos.
A área foi evacuada e 140 pessoas tiveram que deixar o camping, pois se teme que as correntes marítimas possam aumentar o tamanho da cratera.
Nas redes sociais, muitos leitores da BBC Brasil questionaram o que causa este fenômeno.
Ele é bem mais comum do que se pensa, e já ocorreu em vários cantos do planeta (veja mais abaixo). Só nesta mesma praia, outro gigantesco buraco já tinha aparecido havia quatro anos.
As razões
Mas por que se abrem esses gigantescos poços naturais na superfície?
Eles resultam de um processo de erosão, em que uma capa de rocha sob o solo, geralmente formada por rochas de carbonato de cálcio, como as pedras calcárias, é dissolvida por águas ácidas.
 Esta foi a segunda vez que o fenômeno ocorreu na mesma praia da Austrália  (Foto: EPA) 
 Esta foi a segunda vez que o
fenômeno ocorreu na mesma praia da Austrália (Foto: EPA)
A água fica ácida porque, quando a chuva se infiltra no solo, ela absorve o dióxido de carbono e reage com vegetação em decomposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário