quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Combustíveis terão reajuste dia 1º

Ricardo Araújo
Repórter

A partir do dia 1º de dezembro, a gasolina, o etanol e o gás natural veicular (GNV) deverão ficar mais caros no Rio Grande do Norte. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu ampliar a base de recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos três tipos de combustíveis, com variações de até R$ 0,04 no preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) que é valor usado para cálculo do ICMS. Em menos de um ano, este é o décimo primeiro reajuste do PMPF no estado. O óleo diesel, por enquanto, não sofreu variação. O impacto desse aumento nas bombas de combustíveis ainda não foi calculado pelos empresários.
Adriano AbreuO Sindipostos/RN afirmou que a nova alíquota é mais uma preocupação para o segmento e que a definição de preços é livre 
 O Sindipostos/RN afirmou que a
 nova alíquota é mais uma preocupação para o segmento e que a definição de preços é livre

De acordo com o economista Aldemir Freire, a variação não deverá ser tão significativa. “É impossível, tecnicamente, ter uma variação grande. Matematicamente, deve ficar na casa de R$ 0,01”, frisou. Na prática, o valor cobrado na bomba dos postos de combustíveis sofrerá reajuste para recompor os encargos e o lucro dos empresários. Em nota, a assessoria de imprensa do Sindicato do Comércio varejista de derivados de Petróleo (Sindipostos/RN), “afirmou que a nova alíquota é mais uma preocupação para o segmento”. Entretanto, ressaltou que a definição do preço de cada combustível “é livre e dependerá de como cada revendedor irá se comportar diante dessa nova alíquota”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário