terça-feira, 23 de agosto de 2016

Entrevistas históricas mostram a arte de perguntar de Geneton Moraes Neto

Vídeos da década de 1980 fazem parte do acervo da Rede Globo Nordeste.
Escritor, jornalista e documentarista morreu na segunda (22), no Rio.

Do G1 PE
O jornalista e escritor pernambucano Geneton Moraes Neto, que morreu na segunda-feira (22) após complicações de um aneurisma na artéria aorta, se tornou referência na profissão pelo talento para realizar entrevistas. Com mais de 40 anos de carreira, ele era apaixonado pelo exercício da reportagem, o que dizia ser "realmente importante" no jornalismo.
O G1 reuniu algumas memoráveis entrevistas realizadas pelo jornalista, na década de 1980, integrantes do acervo da Rede Globo Nordeste. Personalidades como Roberto Carlos, Luiz Gonzaga e Ariano Suassuna falam sobre temas diversos. Veja a íntegra nos vídeos abaixo.
Gilberto Freyre
Na época da reportagem, o sociólogo comemorava 83 anos com um jantar para amigos no Solar de Apipucos, casarão onde morava, no Recife. Durante a entrevista, ele disse ser 'um gênio' durante as perguntas do jornalista. O vídeo foi gravado em março de 1983.
Luiz Gonzaga
O sanfoneiro concedeu entrevista e falou sobre diversos temas, como sua aposentadoria dos palcos, as decepções da carreira, a suposta gravação que os Beatles fariam de sua famosa 'Asa Branca' e também sobre política. A conversa foi gravada em junho de 1983.
Roberto Carlos
Geneton destacou a dificuldade de entrevistar o músico - que, 'diante de um microfone, preferia cantar' - e conversou sobre sua venda de discos, a música brasileira e sobre o fato de Roberto não falar sobre política. O registro é de junho de 1983.
Dom Helder Câmara
A reportagem mostrou quando o religioso recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), já se preparando para se aposentar. Em entrevista, ele comentou o que esperava do seu sucessor. A matéria é de dezembro de 1983.
Ariano Suassuna
Com o jornalista, o escritor falou sobre política, sua produção literária e sobre a visão esperançosa que tinha da vida e do homem. A entrevista foi registrada em agosto de 1985.
Morte
Geneton estava internado desde maio, no Rio de Janeiro, com um aneurisma na artéria aorta, e faleceu no fim da tarde da segunda (22). O escritor tinha 60 anos e deixa a viúva, Elizabeth, três filhos, Joana, Clara e Daniel, e quatro netos, Beatriz, Dora, João Philippe e Francisco.
Por meio de nota, o Governo do Estado lamentou a morte do escritor. "O jornalismo brasileiro fica mais pobre com a morte de Geneton. Ao longo dos anos, o pernambucano se tornou referência e inspiração para várias gerações de profissionais da nossa imprensa e uma fonte de grandes reportagens para todos nós. Nos seus 40 anos de profissão, Geneton nunca abandonou a paixão de repórter pelas boas histórias e pelos personagens que delas fazem parte. Minha sincera homenagem a esse filho de Pernambuco, mestre do jornalismo", assinou o governador, Paulo Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário