quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Jardim do Seridó, cidade de encantos mil. Parabéns, pelos seus 158 anos de História!

Comemoramos neste dia 1º de setembro de 2016, o Dia da Emancipação Política da cidade de Jardim do Seridó-RN. Ressaltamos a data da promulgação pela Lei nº 407, de 1º de setembro de 1858, de elevação da tão agraciada Povoação da Conceição do Azevedo a categoria de vila, com o nome de Villa do Jardim, acontecimento que teria assinalado o rompimento dos laços políticos e administrativos com a Villa do Acary, o qual estava ligado o povoado desde 1835.
São exatamente 158 anos de uma história significativa para todos os jardinenses, desde que a Povoação da Conceição do Azevedo conquistou a autonomia. A cada ano, a data torna mais cheia de descrições, anseios e expectativas de dias melhores. É uma forma de pensar sobre sua existência na constituição de um tempo histórico, dia de grande movimentação pelas ruas da cidade. O Desfile Cívico traz a valorização da cultura, saberes e identidade desse lugar que são apreciados pelos cidadãos jardinenses.
Somos sim! Filhos e filhas de uma cidade que passa por desenvolvimento, desde as comemorações oficializadas que marcam a memória do transeunte da cidade até os melhores feitos nos dias atuais, Jardim do Seridó, cidade que eu nasci e hoje vivo os melhores dias da minha vida. Neste contexto, descrevo como uma arquiteta de uma história que poderá ganhar outros olhares, outras leituras, novos tijolos, possibilitando uma construção de ideias e um conhecimento Histórico enraizado nos percursos de uma cidade-jardim.
Parabéns Jardim do Seridó, pelos seus 158 Anos de História.
Por: Marcilene Costa – Historiadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário