domingo, 16 de abril de 2017

Não reclamo de nada, Deus é quem sabe a hora', diz agricultor após 5 anos de seca

Francisco mantém esperança nas chuvas, pois ainda não tem acesso à água da transposição.


Dos cinco filhos do casal, quatro já abandonaram a zona rural após a seca, no Cariri da Paraíba (Foto: Artur Lira / G1) Dos cinco filhos do casal, quatro já abandonaram a zona rural após a seca, no Cariri da Paraíba (Foto: Artur Lira / G1) Dos cinco filhos do casal, quatro já abandonaram a zona rural após a seca, no Cariri da Paraíba (Foto: Artur Lira / G1)
Em 68 anos de vida, o agricultor Francisco Leonardo da Silva, 68 anos, conta que nunca viu uma seca tão prolongada, no Cariri paraibano. Casado com a também agricultora Maria das Graças Oliveira Silva, 59 anos, ele já viu três filhos deixarem a Paraíba depois de uma estiagem que já dura 5 anos. O casal mora no sítio Pata, na zona rural de Cabaceiras. Com a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco, o “Velho Chico” traz nova esperança ao “Chico de Maria”, como é conhecido o agricultor na região.
Quando tem água, o casal planta feijão, capim e cria gado. Francisco e Maria têm cinco filhos, sendo três mulheres e dois homens. Marcone de 21 anos e Márcio de 36 se mudaram para o Rio de Janeiro depois que o Rio Paraíba secou e eles ficaram sem água para plantação irrigada. Uma das filhas foi morar em Caruaru, Pernambuco, outra se mudou para a zona urbana de Cabaceiras e apenas a filha mais nova, de 16 anos, continua morando com o casal na zona rural.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário