domingo, 16 de abril de 2017

Termina na Turquia votação do referendo que pode aumentar poderes do presidente Erdogan

Pacote de reformas substitui sistema parlamentarista por presidencial. Se for aprovado, Erdogan poderá permanecer à frente do Estado até 2029.


Membros do comitê eleitoral esvaziam uma urna durante o referendo deste domingo (16) em Ankara, na Turquia (Foto: AP/Burhan Ozbilici) Membros do comitê eleitoral esvaziam uma urna durante o referendo deste domingo (16) em Ankara, na Turquia (Foto: AP/Burhan Ozbilici)
Os últimos colégios eleitorais do referendo na Turquia fecharam às 11h (horário de Brasília), enquanto os localizados nas regiões orientais do país fecharam suas portas uma hora antes. Após a apuração de 90% das urnas, o "sim" liderava com 52,8% a favor, segundo a agência Reuters.
A Turquia decide em uma consulta popular se substitui seu modelo parlamentar por um presidencialista com vastos poderes e cujo resultado determinará o modelo político do país e redefinirá suas relações com a União Europeia.

Disputa acirrada entre 'Sim' e 'Não'

Cerca de 55 milhões turcos foram às urnas e é esperado um resultado muito disputado. As pesquisas dão possibilidades de vitória tanto ao "sim" como ao "não
".

Nenhum comentário:

Postar um comentário